Menino Deus, Imagem de menino Jesus, provavelmente Séc. XIX
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
56
Denominação
Título
Menino Deus
Autoria
Resumo descritivo
Figura masculina de criança representando Menino Deus nu, com olhos de vidro, cabelo dourado e braços abertos. Está em pé sobre base de madeira adicionada posteriormente.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
26,5 cm
Lagura (cm)
9,5
Profundidade (cm)
7,5
Características estilísticas
Imagem com características barrocas: boa gestualidade, movimentação e proporções.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional de Jesus enquanto criança como Menino Deus de pé e nu. A pintura é simplificada, com tintas chapadas. Apresenta olhos de vidro e douramento nos cabelos.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Jader Linhares consta como possível doador da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.