Senhor da Cana Verde, Imagem de santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
234
Denominação
Título
Senhor da Cana Verde
Autoria
Resumo descritivo
Figura masculina representando Bom Jesus da Cana Verde, com mãos atadas por corda (seria de cipó?), com respingos em vermelho sobre o corpo, representando sangue; veste manto vermelho e segura uma cana verde na mão esquerda. Artefato chapado na parte detrás.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
78 cm
Lagura (cm)
37
Profundidade (cm)
11
Características estilísticas
Apresenta uma solução escultórica ingênua e sem as proporções dos cânones clássicos. Imagem de cunho popular.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Iconográficas O Cristo flagelado e coroado de espinhos é lembrado na tradição popular pela imagem do Senhor da Cana Verde — o Jesus coroado de espinhos, coberto por um manto e tendo à mão um pedaço de madeira ("cana verde"), simbolizando o cetro. A imagem é conhecida também como Ecce Homo, lembrando a apresentação de Jesus flagelado diante do povo, no pretório de Pilatos. A maioria de iconografia é apresentada nesta cena desta forma: de pé, flagelada, coroada de espinhos, coberta por o manto púrpura e trazendo às mãos um pedaço de cana verde, simbolizando o seu cetro. Existem, porém, muitas outras representações relacionadas aos sofrimentos e à Paixão do Senhor, Ei-las: o Bom Jesus da Coluna (atado à coluna da flagelação); o Bom Jesus da Pedra Fria (ou da Paciência), sentado; o Bom Jesus dos Passos (levando a cruz); o Bom Jesus do Horto; o Bom Jesus dos Aflitos (ou dos Pobres Aflitos); o Bom Jesus da Boa Morte; e outras. Ornamentais: Apresenta as chagas de Cristo e a policromia é simples.
Marcas/Inscrições/Legendas
Há um prego na parte de baixo do tronco, deixando visível seu encaixe com a base.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.