Santo Antônio, Imagem de santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
169
Denominação
Título
Santo Antônio
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura masculina representando Santo Antônio em pé; cabelo cortado à franciscana (tonsurado — raspado no centro da cabeça), trajando hábito e capuz na cor preta, com bordas douradas. Está ornamentado com motivos florais, apenas na parte anterior. Há duas cordas douradas entalhadas à cintura, caindo-lhe pelo lado direito no panejamento; também veste túnica marrom com motivos florais. O braço direito está estendido e levemente virado para a direita (não tem mais a mão direita); a mão esquerda segura um livro vermelho com páginas de um branco levemente amarelado; os pés descalços podem ser vistos sobre a base em formato de trapézio, na cor preta, com a superfície vermelha.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
28,5 cm
Lagura (cm)
9,5
Profundidade (cm)
6,5
Características estilísticas
Imagem com fatura popular: pouca movimentação e detalhes anatômicos simplificados.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem com a representação tradicional de Santo Antônio nas indumentárias, na gestualidade e no livro à mão para sustentar o Menino Jesus. Apresenta pintura com aplicação de tintas chapadas. Áreas em dourado aplicadas com tinta nas bordas em toda a figura. Há detalhes fitomorfos apenas na parte frontal; possivelmente, era uma imagem de oratório.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Odete Neves Machado consta como possível doadora da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.