Cristo Crucificado com Cruz, Imagem de Cristo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
29
Denominação
Título
Cristo Crucificado com Cruz
Autoria
Resumo descritivo
Figura masculina em madeira, representando Cristo crucificado; possui resplendor dourado em volta da cabeça; veste à cintura, perizônio na cor branca, com respingos em vermelho, representando sangue. Cruz em madeira escura, chapada na parte detrás, com base em madeira. Na placa da parte superior da cruz está escrito INRI.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
66,5 cm
Lagura (cm)
23
Profundidade (cm)
7
Características estilísticas
O formato dos olhos é bem expressivo. O perizônio e o cabelo têm linhas mais acentuadas. O abdômen da escultura é definido pelas linhas do entalhe.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Cristo crucificado, com cruz. A crucificação de Cristo é uma imagem focal para o estudo da iconografia cristã, podendo ser utilizada como parâmetro para a investigação dos outros atores do teatro místico. Após a crucificação histórica de Jesus, esse ato foi difundido em seus primeiros séculos por símbolos que, com o recrudescimento das perseguições religiosas, se cristalizaram em uma imagem pictórica ou escultural em que se destacaram a cruz romana e o homem cravado aos travessões de madeira, representando Jesus em sua pena de morte. A peça apresenta perizônio (tecido que cobre a genitália do Cristo). A carnação é rosada e sobreposta, com pingos e manchas vermelhos que denotam o sangue derramado por Cristo na cruz.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
ANTUNES, Isis de Melo Molinari. Leitura iconográfica/imagem da crucificação de Cristo. In: 26° Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap). Campinas, 2017.
|COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Plásticas, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.