Sta. Rosa de Viterbo, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
149
Denominação
Título
Sta. Rosa de Viterbo
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sta. Rosa de Viterbo, de cabelos cobertos por touca e véu, mãos estendidas para frente, com panejamento marrom, cinza e detalhes florais em dourado, com cordão franciscano na cintura. Está em pé sobre base retangular cinza e tem sapatos a mostra.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
83 cm
Lagura (cm)
35
Profundidade (cm)
25
Características estilísticas
Imagem com pouca movimentação; tem ótima fatura na escultura e na policromia, com aplicação de folhas de ouro.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem com representação tradicional de Sta. Rosa de Viterbo, com hábito franciscano. Apresenta douramento de reserva em forma de florões com complementação de pintura a pincel. Há douramento também nas bordas do hábito com presença de punções.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
a Madre Superiora do Orfanato Cristo Rei consta como possível doadora da peça ao Museu de Arte Religiosa. A procedência anterior foi o Convento de São Francisco, localizado em Vitória (ES). Autoria desconhecida. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|DELLA VALENTINA, Andrea Aparecida. Crônica de uma dispersão anunciada: as imagens da Capela da Ordem Terceira da Penitência e da Igreja Conventual de São Francisco de Vitória. 2009. 317 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.