Santa Margarida de Cortona, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
144
Denominação
Título
Santa Margarida de Cortona
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sta. Margarida de Cortona, olhando para cima, com braços próximos ao peito; seu cabelo é castanho escuro e seu peito está nu; há manchas vermelhas nas costas, representando sangue decorrente de flagelação; expõe correntes em dourado na cintura e braços; apresenta panejamento na parte de baixo com esgrafito; há um crânio ao lado esquerdo dos pés; possui elementos representativos de flagelação de chicote com lâminas; e está sobre base de cores verde, dourada e azul.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
34 cm
Lagura (cm)
21,5
Profundidade (cm)
15,5
Características estilísticas
Imagem com característica barrocas na fatura escultórica e na policromia.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem com representação tradicional de Sta. Margarida de Cortona; está ajoelhada; tem torso nu e as costas marcadas pelo uso do chicote como flagelo; apresenta como atributos um crânio na lateral direita da base e um chicote de prata sua mão direita; exibe douramento nos braceletes, na faixa da cintura, na base e no panejamento da saia, com presença de elementos fitomorfos e esgrafiados.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Rodrigo Mello Franco de Andrade consta como possível doador da peça ao museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente é uma imagem datada do século XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.