Sta. Luzia, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
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Miniatura
Número de registro
139
Denominação
Título
Sta. Luzia
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sta. Luzia, com cabelo castanho descoberto, panejamento azul, roxo e detalhes em dourado; tem as mãos estendidas à frente; está sobre base de cor azul com traçados esbranquiçados e douramento na parte de cima.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
25,5 cm
Lagura (cm)
12
Profundidade (cm)
7,5
Características estilísticas
A frente da escultura apresenta panejamento com dobras em diagonal, conferindo movimento à peça. A disposição é assimétrica e tende para a direta. As pregas são bem assinaladas; e a talha, bem definida. Possui olhos de vidro. O estofamento é marcado pela presença de douramento em reserva. A face posterior da escultura é pouco movimentada. A disposição do manto é vertical e forma uma faixa convexa que desce dos ombros aos pés, deixando estes ocultos.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional de Sta. Luzia. Conhecida também pelo nome de Lúcia, é considerada como a protetora dos olhos, que, segundo o velho clichê, são a janela da alma. Luzia nasceu em 280 em Siracusa (Itália). Seu nome em Latim deriva de 'luz'. A bandeja com os olhos de Sta. Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia, a linda jovem, era desejada por um nobre com pretensões matrimoniais, mas ela, que fizera um voto de castidade, recusou o pretendente. O inconveniente nobre insistia no assédio, alegando estar encantado com a beleza dos olhos dela. Em face dessa tentação, Luzia arrancou seus próprios olhos e os entregou ao pascácio nobre numa bandeja, dizendo que a verdadeira beleza não se via com os olhos, mas, sim, com o coração. No que concerne às técnicas de ornamentação, a imagem apresenta na parte anterior da vestimenta douramentos em reserva em formato de florão; e a parte posterior não tem pintura.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.