Sant’Ana Mestra, Imagem de santo, provavelmente Séc. XIX
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Miniatura
Número de registro
151
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra vestindo-se de túnica vermelha e manto azul-escuro, sentada em cadeira grande de cor vermelho-escura, com detalhes dourados; seu dedo indicador da mão direita aponta para um livro que está em seu colo, também tocado pela mão direita de Maria Menina que se encontra ao lado esquerdo de Sant’Ana Mestra. Maria Menina veste túnica de cor azul-escura; e seu cabelo traz uma parte amarrada em forma de coque. A base do conjunto tem aparência marmorizada.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
30,3 cm
Lagura (cm)
14,5
Profundidade (cm)
12,7
Características estilísticas
A frente da escultura de Sant’Ana Mestra apresenta panejamento com dobras, conferindo movimento à peça. Sua túnica é longa, deixando-lhe aparente apenas uma parte do pé esquerdo, calçado com um sapato. O cabelo é coberto por um manto que também cobre algumas partes da túnica da imagem. O estofamento é marcado pela pintura a pincel. Maria Menina encontra-se em pé e tem panejamento movimentado pela presença de drapeados. Seu cabelo descoberto mostra uma parte solta e a outra presa, formando um coque. A face externa de Sant’Ana Mestra é quase totalmente coberta pela parte externa da cadeira onde está sentada.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
o culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Chamada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. A representação apresenta panejamento estofado com a técnica da pintura a pincel. Há várias dobras no entalhamento do panejamento, conferindo maior realismo à imagem.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Origem autoria desconhecidas. Provavelmente é uma imagem do século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.