Sant’Ana Mestra, Imagem de santo
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Miniatura
Número de registro
156
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra, sentada sobre cadeira grande em cor vermelha, bordas douradas e recosto alto com detalhe na ponta. Possui cabelo castanho coberto por manto. A túnica é avermelhada em tom claro, com detalhes florais em vermelho mais escuro. Maria Menina está ao seu lado esquerdo, com vestes azuis, dotadas de motivos florais nas cores vermelha e azul. A peça possui base oval em madeira com detalhes em azul, branco e preto, parecendo um marmorizado.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
30 cm
Lagura (cm)
15,7
Profundidade (cm)
8
Características estilísticas
A frente da escultura apresenta panejamento com delicadas dobras, conferindo elegância à peça. O cabelo de Sant’Ana Mestra é coberto por manto, cujo entalhamento ondulado e movimentado confere maior realismo à essa devoção. O cabelo da Menina Maria está descoberto, aparentemente preso, mas o que se destaca é o olhar sereno da personagem.
Características técnicas
scultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. No que concerne às técnicas de ornamentação, a imagem apresenta túnica com pintura a pincel. O manto é alaranjado com motivos fitomórficos em pintura a pincel. As costas da cadeira mostram o suporte da peça, cobrindo quase por completo a escultura de Santana e da Menina Maria por trás.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça. Também consta uma etiqueta com o número 123 e alguns resquícios de papel colado.
Dados históricos
A primeira procedência da imagem, conforme fichas consultadas no iphan e elaboradas na Ufes na década de 1980, refere-se à Igreja de Manguinhos, depois ao Museu de Arte Religiosa. Consta como seu possível doador ao Museu de Arte Religiosa, Altair Nascimento da Silva. Não há datação. Origem desconhecida.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.