Sant’Ana Mestra, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
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Miniatura
Número de registro
159
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra. Está sentada sobre banco azul; tem olhos de vidro; cabelo castanho coberto por véu policromado, com manchas azul-claras e escuras; e algumas áreas de perda; veste túnica na qual se identificaram somente algumas áreas de douramento e manchas vermelhas, talvez o próprio bolo armênio; provavelmente, o manto possuía douramento em reserva (há muita perda de camada pictórica, impossibilitando sua identificação exata). Maria Menina encontra-se ao seu lado esquerdo; apresenta panejamento de tons similares, com douramento em reserva; e ajuda a apoiar um livro com a mão esquerda e encosta-se às páginas desse atributo com o que restou da mão direita (não é possível ver-lhe os dedos). Possui base de madeira.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
22 cm
Lagura (cm)
15
Profundidade (cm)
8
Características estilísticas
Apresenta traços finos e proporção dentro dos padrões de simetria. Tem boa fatura escultórica e expõe características de escultor com bom conhecimento técnico.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. O estado de degradação da policromia não permite uma análise precisa dos motivos ornamentais, mas possivelmente havia douramentos em reserva pelos resquícios de policromia existentes.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça e resquícios de papel colado.
Dados históricos
Consta como sua possível doadora ao Museu de Arte Religiosa, Maria José Linhares. Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.