Sant’Ana Mestra, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
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Miniatura
Número de registro
150
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra, com cabelo coberto por véu dourado. Veste túnica dourada com detalhes de motivos florais arroxeados nas superfícies interna e externa dessa roupa. O manto verde possui douramento integral com esgrafiados em forma de motivos fitomorfos na face externa, e a face interna vermelha também tem esgrafitos. Em seu lado esquerdo, no colo, segura Maria Menina, que tem as vestes em dourado, com detalhamentos em vermelho; seu cabelo castanho está em parte preso por algo vermelho, em coque alto, e em parte solto; a Menina apoia no colo um livro. A base tem cores e desenhos mais simplificados do que o conjunto escultórico em azul, vermelho e verde, com detalhes amarelo-claros e ornamentos florais na parte da frente.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
100 cm
Lagura (cm)
37
Profundidade (cm)
28
Características estilísticas
Fatura escultórica simples e ingênua, típica da arte popular, mostra uma solução estética fora dos cânones clássicos. A visível desproporção entre Maria Menina e a mãe Sant’Ana designa a falta de conhecimento das proporções humanas para representar a diferença de tamanho entre as duas, porém soluciona a busca por esse tipo de representação iconográfica.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. A peça em análise possui ornamentação rica, panejamento com imitação em tecido com a técnica do esgrafiado e da pintura a pincel.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
Horácio Machado consta como possível doador da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente é uma imagem do século XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Plásticas, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.