Sant’Ana Mestra, Imagem de santo
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Miniatura
Número de registro
Não há número
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra, sentada sobre cadeira de madeira, com cabelo coberto por touca. Veste túnica amarela e manto azul com face interna vermelha. O braço direito de Sant’Ana serve de apoio para Maria Menina, que está sentada ao seu colo, do lado direito, com túnica azul-escura (de tom similar ao do manto de Sant’Ana, e segurando um livro). A base é de madeira policromada, com um tom marrom, encimado com tons mais claros dessa cor, dando-nos a impressão de um marmorizado.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
47 cm
Lagura (cm)
20,7
Profundidade (cm)
16,7
Características estilísticas
Fatura escultórica simples e ingênua, típica da arte popular, que mostra uma solução estética fora dos cânones clássicos.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é sempre representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. Escultura policromada sem técnicas de ornamentação específicas.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.