Sant’Ana Guia, Imagem de santo
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Miniatura
Número de registro
154
Denominação
Título
Sant’Ana Guia
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Guia, em pé, com olhos de vidro. Veste túnica marrom com douramento em reserva e babado dourado; manto com face externa vermelha, douramento em reserva e algumas perdas de camada pictórica; a face interna do manto é azul com douramento em reserva, alternado com pintura a pincel; nas bordas, há rendas; o braço direito encostado ao peito, não tem mais a mão direita, e o braço esquerdo “apoia” Maria Menina, não tem mais a mão direita. Maria Menina veste túnica e manto de cor azul, com detalhes dourados e renda nas bordas; segura um livro com a mão esquerda, não tem mais a mão direita, e nem a cabeça. A escultura tem base arredondada de cor azul com traços marmorizados.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
28 cm
Lagura (cm)
13,8
Profundidade (cm)
7
Características estilísticas
Ornamentação típica das esculturas ditas “Baianinhas”, com douramento em reserva, cujo formato retangular da folha de ouro valoriza onde foi utilizada a folha metálica; a pintura tem cores vivas, feitas a pincel, sobre o panejamento.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, o mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII, ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. Ornamentação típica das esculturas ditas “Baianinhas”, com douramento de reserva e pintura a pincel.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada na parte detrás da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Maria José Linhares consta como possível doadora da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Plásticas, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.