N. Sra. do Rosário, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
Não há número
Denominação
Título
N. Sra. do Rosário
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando N. Sra. do Rosário. A imagem possui cabelo castanho, coberto por túnica azul-clara, com motivos florais; manto com face externa em cor azul e face interna vermelha que cobre a imagem; e há douramento integral na peça. A escultura segura Menino Jesus nu no braço esquerdo e está sobre nuvens com cinco cabeças de querubins.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
9,3 cm
Lagura (cm)
57
Profundidade (cm)
34
Características estilísticas
Imagem com características barrocas na gestualidade, movimentação do panejamento e excelente cuidado nos detalhes anatômicos.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
N. Sra. do Rosário é o título mariano apresentado quando da aparição da Virgem Maria ao frade dominicano, São Domingos de Gusmão, no ano de 1208, momento no qual ela lhe entrega um rosário. Tem sua representação tradicional em esculturas: de pé, sustentando o Menino Jesus em seu braço esquerdo, e o braço direito elevado; a mão tem a gestualidade de segurar o rosário. Douramento completo em todo o panejamento, peanha e asas dos querubins com presença de esgrafiados e um variado número de padrões ornamentais. Na barra da túnica e do manto, presença de pastiglia. Apresenta base octogonal com marmorizado.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.