N. Sra. do Bom Parto, Imagem de santo, provavelmente Séc. XIX
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
122
Denominação
Título
N. Sra. do Bom Parto
Autoria
Resumo descritivo
Escultura representando N. Sra. do Bom Parto. Está em pé, usando véu em cor azul-clara, com detalhes florais em branco, em azul e em dourado. Vestes brancas, com amarelo e detalhes florais; manto de face externa azul e a face interna vermelha; e mãos sobre o torso, segurando parte do manto.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
23 cm
Lagura (cm)
9,5
Profundidade (cm)
5
Características estilísticas
Imagem com talha e detalhes anatômicos caracteristicamente populares.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem com representação tradicional de N. Sra. do Bom Parto, com figura feminina de pé; as mãos estendidas, segurando um tecido no qual repousaria uma criança recém-nascida. A imagem exibe nessa área o pino para fixação do Menino Jesus, mas com perda deste atributo. Apresenta tintas chapadas com cores saturadas e douramento de reserva em forma de florões, complementados com pintura a pincel e marmorizado simplificado na base. Pela qualidade da pintura, a imagem é proveniente de um bom atelier; e, pela dimensão dos florões, possivelmente tem características da imaginária baiana.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Também consta uma etiqueta branca com bordas vermelhas com o número 22 escrito à caneta.Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Imagem do século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.