Nossa Senhora da Piedade, Imagem de santo
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
113
Denominação
Título
Nossa Senhora da Piedade
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina sentada, representando N. Sra. da Piedade. Deitada em seu colo, uma figura masculina (Cristo crucificado) de olhos fechados, ferido, com a região dos órgãos genitais coberta por perizônio; a imagem feminina apresenta cabeça coberta por touca branca e véu em tom azul. Apresenta panejamento de sua túnica em tom avermelhado.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
37 cm
Lagura (cm)
20
Profundidade (cm)
14,5
Características estilísticas
Imagem com representação frontal e características populares quanto à anatomia e aos panejamentos.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Representação tradicional de N. Sra. da Piedade, com o Cristo morto, deitado em seu colo. Tem policromia simplificada, com as cores chapadas, e não possui elementos decorativos.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça. Também consta uma etiqueta branca, com o número 58.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Não possui datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.