Nossa Senhora da Conceição, Imagem de santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
94
Denominação
Título
Nossa Senhora da Conceição
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando N. Sra. da Conceição, de possíveis mãos postas, com túnica azul encimada por douramento em reserva e pintura a pincel. Manto com face externa azul, douramento em reserva, douramento nas bordas e face interna vermelha. Véu verde, com detalhes em dourado. Imagem sobre globo, com uma cabeça de querubim e possíveis duas luas. Possui base em madeira policromada em vermelho.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
23 cm
Lagura (cm)
5,5
Profundidade (cm)
5,5
Características estilísticas
Tem rosto delicado. O cabelo é coberto com véu e o entalhamento do manto é bem elaborado, conferindo maior movimentação para a peça rígida. Veste túnica e manto. Apresenta douramento em reserva.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
N. Sra. da Conceição. Em 25 de março de 1646, na corte de Lisboa, com aprovação unânime dos Três Estados, Dom João IV leu a sua proclamação, dedicando o Reino de Portugal e suas 19 conquistas à N. Sra. da Conceição Imaculada, prometendo defender com sacrifício da própria vida, se fosse necessário, que a Virgem N. Sra. tinha sido concebida sem o pecado original. No séc. XVII, já existiam capelas e igrejas em devoção à N. Sra. por todo o Brasil, de norte a sul. A devoção a Maria foi a mais disseminada em toda a nossa terra. Os braços estão estendidos, dobrando-se nos cotovelos, e os antebraços quase se encontram, sinalizando possíveis mãos postas na composição. Essa informação junto às meias-luas na peanha da imagem nos dá embasamento para essa identificação iconográfica. O estofamento da escultura em análise é marcado pela presença de pintura a pincel e punções sobre o douramento. A carnação é esbranquiçada.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça. Há resquícios na parte debaixo da base de um pedaço de papel colado.
Dados históricos
José Nunes Magalhães consta como possível doador da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem, autoria e datação desconhecidas.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|COSTA, Rogério Vicente da. Estudo sobre a iconografia de Nossa Senhora da Conceição e inventário das invocações de Nossa Senhora de Ouro Preto — a importância da Virgem Maria no culto católico. 2009. Monografia – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto–MG, 2009.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.