S. Ruperto, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
229
Denominação
Título
S. Ruperto
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura masculina representando S. Ruperto em pé; usa barba e cabelos compridos até os ombros, mas tem entradas; seu braço direito se direciona para o chão; o esquerdo se levanta à frente (a mão esquerda está solta). Tem chapéu preto pendurado às costas e um cordão que lhe prende, aparecendo sobre o panejamento no tronco. Possui veste sacerdotal azul-clara, com motivos florais, cuja capa apresenta a face externa verde, com motivos florais, e a face interna na cor vermelha. Calça sandálias pretas e está sobre base arredondada na cor vermelha.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
42 cm
Lagura (cm)
19,5
Profundidade (cm)
14
Características estilísticas
Apresenta fatura popular na proporção da figura, resolução do panejamento e da policromia.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
imagem de S. Ruperto de Salzburgo, bispo e missionário que evangelizou os germânicos. Apresenta policromia com aplicação de tintas chapadas e decoração fitomorfa a pincel, com pequenas flores na túnica e grandes florões na parte externa do manto.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
Canto de Aguirre consta como possível doador da peça ao museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do século XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.