São João Nepomuceno, Imagem de santo, provavelmente Séc. XIX
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
217
Denominação
Título
São João Nepomuceno
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura masculina representando São João Nepomuceno em pé; apresenta olhos de vidro; cabelo tonsurado (raspado no centro da cabeça); e usa barba. Sua cabeça está levemente inclinada à esquerda. Veste uma batina preta de sacerdote da ordem dominicana, com a face interna marrom, observada na policromia da dobra do barrado; representando sua pureza de coração, há uma sobrepeliz branca, com detalhes ornamentais nas bordas e encimada por uma cruz no peito; essa cruz simbolizaria sofrimento, martírio e morte por causa de sua fidelidade ao Cristo e ao segredo da confissão. Traja também um manto marrom, que representa sua humildade. Tem o braço direito suspenso, como se fosse levar a mão direita (que falta à escultura) ao coração; e o braço esquerdo está suspenso à frente; seus pés calçam sapatos pretos, mas o pé direito está quebrado ao meio. A base tem formato de ponte, com tom esverdeado e resquícios de douramento; provavelmente essa base se deva ao fato de esse santo ser conhecido popularmente como protetor das pontes.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
37,5 cm
Lagura (cm)
16
Profundidade (cm)
11
Características estilísticas
Imagem com boa proporção e movimentação. Apresenta aspectos populares na simplificação da anatomia e na policromia chapada.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
A imagem representa um dos santos nacionais da região da Boémia, padroeiro da República Checa. Veste hábito comum em suas representações: túnica escura sobreposta por uma sobrepeliz, como símbolo de sua pureza de coração. Conhecido como o Mártir da Confissão, em sua mão poderia levar um atributo como a palma do martírio. O fato de o considerarem protetor dos confessores e das pontes justifica o formato de sua base.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça. Consta uma etiqueta branca com a inscrição vertical S JOAO NEPOMUCENO ESCLAVINHA. Também há um resquício de papel colado branco, mas bem encardido.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente é uma imagem do século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.