Sant’Ana Mestra, Imagem de santo
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Miniatura
Número de registro
163
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana, que se assenta sobre banco de cor vermelha; tem olhos de vidro; cabelo coberto com véu azul, encimado por douramento em reserva e pintura a pincel na cor branca. Veste túnica esverdeada com douramento em reserva e pintura a pincel em forma de motivos florais na cor roxa; tem manto cuja superfície externa mostra a cor laranja com douramento e pintura vermelha a pincel, e a face interna apresenta a cor azul com detalhes dourados e pinturas fitomórficas brancas. A Maria Menina está ao seu lado esquerdo, trajando túnica azul-clara com detalhes ornamentais na gola (uma espécie de bordado), manto de face externa azul — com pintura a pincel e motivos florais nas cores preta e azul-clara — e de face interna na cor roxa. A mão direita de Sant’Ana Mestra segura um livro sobre seu colo, apoiado também pela mão esquerda de Maria Menina, cuja mão direita está sobre o livro. Os pés de Maria Menina estão calçados com sapato dourado, contornado pela cor azul. A peça possui base de cor branca, esverdeada e azul, com as bordas da superfície douradas.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
28,3 cm
Lagura (cm)
17
Profundidade (cm)
10
Características estilísticas
Ornamentação típica das esculturas ditas “Baianinhas”: douramento de reserva, com o formato retangular dos detalhes em folha de ouro para valorizar onde se utiliza a folha metálica, e pintura em cores vivas a pincel sobre o panejamento. A escultura tem traços delicados e exibe conhecimento das proporções do corpo humano por parte de quem a fez.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. A ornamentação é típica das esculturas ditas “Baianinhas”: douramento de reserva com o formato retangular dos detalhes em folha de ouro, para valorizar onde se utiliza a folha metálica, e pintura em cores vivas a pincel sobre o panejamento.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.