Nossa Senhora da Vitória, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
-
Miniatura
Número de registro
115
Denominação
Título
Nossa Senhora da Vitória
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando N. Sra. da Vitória em pé, com cabelo castanho descoberto, olhos oblíquos, túnica vermelho alaranjada com detalhes florais vermelhos e dourados e manto azul envolvo na imagem; mão direita próxima ao corpo e mão esquerda segurando o Menino Jesus nu, de pé, apoiado em seu corpo.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
6,1 cm
Lagura (cm)
20,5
Profundidade (cm)
18,5
Características estilísticas
Imagem com características populares na talha e na policromia.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
N. Sra. da Vitória é uma devoção mariana oriunda de Portugal, especialmente na Freguesia de Famalicão, desde o séc. XVI. Representa a Virgem Maria com o Menino no colo, sobre peanha com querubins, evocando a vitória da vida sobre a morte. Na mão pode levar um cetro ou um ramo como atributo. Apresenta pintura com cores chapadas, sendo que no manto há presença de pintura a pincel em dourado e vermelho, formando flores e ornamentação fitomorfa.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
consta como possível doadora Catarina Vieira ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, do Séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Plásticas, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.