Nossa Senhora da Penha, Imagem de santo, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
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Miniatura
Número de registro
112
Denominação
Título
Nossa Senhora da Penha
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando N. Senhora da Penha; tem cabelo castanho coberto com véu; segura o Menino Jesus com a mão esquerda; traz o braço direito levemente suspenso; e perdeu da mão direita. Veste túnica dourada com motivos florais esgrafiados e algumas perdas da camada pictórica; encimada por manto de face externa azul, com motivos florais dourados sobrepostos por punções estrelas esgrafiadas; e tem a face interna vermelha, com bolinhas esgrafiadas; pés calçados, com sandália sobre peanha com nuvens e rosto de dois querubins, sendo que um terceiro querubim não existe mais; tem base ornamentada. É acompanhada de figura masculina com perna direita ajoelhada, mãos postas em oração, próximo ao pé direito da imagem.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
44 cm
Lagura (cm)
21,5
Profundidade (cm)
15,8
Características estilísticas
Imagem com entalhamento elaborado e movimentado, lembrando as características do Barroco.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem com representação iconográfica de N. Senhora da Penha sobre peanha de nuvens, com querubins encimando uma forma irregular simbolizando rochas, tendo, na lateral esquerda, um peregrino ajoelhado em atitude de oração, e, na lateral direita da base, um espaço vazio, possivelmente para o outro atributo: um lagarto. A forma da rocha está sustentada por uma base sextavada, com pequenos pés e ornamentos na parte frontal e laterais. Apresenta douramento completo com esgrafiados nos panejamentos, peanha e asas dos querubins. E douramento planificado na base.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base, com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Mercedes Reis consta como possível doadora da peça ao Museu de Arte Religiosa. Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.