Nossa Senhora da Conceição, Imagem de santo, provavelmente Séc. XIX
Anexos
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Miniatura
Número de registro
85
Denominação
Título
Nossa Senhora da Conceição
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Nossa Senhora da Conceição, com cabelo castanho coberto com véu; tem as mãos postas. Possui túnica azul - claro com motivos florais e manto azul - escuro com folhas de acanto. Há douramento integral. A peça está sobre globo com nuvens, meias-luas e rosto de sete querubins. Possui base de madeira ornamentada.
Data de produção
Local de produção
Esculpida na fazenda Monte Líbano, em Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo.
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
114 cm
Lagura (cm)
49
Profundidade (cm)
34
Características estilísticas
A escultura veste túnica e manto com entalhamento bastante elaborado. O cabelo escuro é coberto com véu. Os traços do rosto são bem expressivos, tem olhos de vidro característicos do estilo barroco; a boca está entreaberta, deixando aparente uma parte dos dentes da imagem. Pelo seu grande porte, possivelmente foi uma imagem de altar após sua feitura na Fazenda de Monte Líbano, conforme identificado até o momento nas pesquisas mencionadas nas referências bibliográficas.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora da Conceição. Em 1646, na corte de Lisboa, no dia 25 de março, com aprovação unânime dos Três Estados, leu Dom João IV a sua proclamação dedicando o Reino de Portugal e suas 19 conquistas a Nossa Senhora da Conceição Imaculada, prometendo jurar e defender com sacrifício da própria vida se necessário fosse, que a Virgem Nossa Senhora tinha sido concebida sem o pecado original. No século XVII, já existiam capelas e igrejas em devoção a Nossa Senhora por todo o Brasil, de norte a sul. Foi a devoção a Maria, a mais disseminada em toda a nossa terra. /Os braços estão estendidos, dobrando-se nos cotovelos, tem as mãos postas. Essa informação junto às meias-luas nos dá embasamento para a sua identificação iconográfica. O estofamento é marcado pela presença de pintura a pincel, esgrafito e punção. A carnação é levemente rosada e amarelada.
Marcas/Inscrições/Legendas
Não há.
Dados históricos
Maria Stella de Novaes consta como possível doadora da peça ao Museu de Arte Religiosa. A escultura teria como primeira procedência a fazenda “Monte Líbano”, em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e teria sido feita pelo santeiro Domingos Gonçalves de Abreu e Lima. Provavelmente tem como datação o século XIX.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória,1995 – 42 f.
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|COSTA, Rogério Vicente da. Estudo sobre a iconografia de Nossa Senhora da Conceição e inventário das invocações de Nossa Senhora de Ouro Preto – a importância da Virgem Maria no culto católico. 2009. Monografia – Programa de Pós-Graduação em Cultura e arte barroca, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
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|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII-XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.