Nossa Senhora, Imagem da Virgem Maria, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
75
Denominação
Título
Nossa Senhora
Autoria
Resumo descritivo
Figura feminina representando Nossa Senhora. Segura com a mão esquerda o Menino Jesus nu. Possui túnica de cor vermelha, com detalhes florais verdes, vermelhos e amarelos; manto verde, com detalhes dourados; e véu dourado. Está sobre nuvens, com três cabeças de anjos. Falta-lhe uma parte da cabeça localizada no lado direito. Possui base em madeira.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
36 cm
Lagura (cm)
13,5
Profundidade (cm)
11,5
Características estilísticas
Peça cuja tipologia corresponde às “imagens de oratórios”, com fatura “erudita”. O cabelo emoldura a face de Maria, seguido pelo véu com linhas entalhadas onduladas, drapeados e repuxados do manto e túnica bem elaborados. Apresenta rica policromia, com douramento e esgrafito no manto, típico do Barroco.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora. O braço direito flexionado está estendido, apontando à direita, normalmente a posição do Presbitério na configuração tradicional da igreja. A túnica, em tonalidades rubras, apresenta farto panejamento nesse elemento destacado do corpo da imagem, acumulando-se sob o cotovelo e seguindo pelo braço ao encontro do peito. O braço esquerdo flexionado e colado ao corpo sustenta o Menino Jesus despido, em posição levemente alteada à sua direita, apoiado pelas pernas entrecruzadas sobre um apanhado de tecido de cor azulada. O estofamento é marcado pela presença do esgrafito, com motivos naturalistas e pintura a pincel com douramento.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada na base da escultura, com a inscrição do número de registro.
Dados históricos
origem e datação desconhecidas; provavelmente, do séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de identificação de arte sacra. Rio de Janeiro: Iphan, 2012.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) —Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.