Nossa Senhora, Imagem da Virgem Maria, provavelmente Séc. XVIII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
130
Denominação
Título
Nossa Senhora
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Nossa Senhora, com cabelo parcialmente coberto por véu azul-esgrafiado, vestida com túnica amarela, de bordas douradas e esgrafiada, com motivos florais, uma pedra na altura dos seios, ao centro; por cima, veste um manto com a face externa azul e a face interna vermelha, ambos com esgrafito e com as bordas douradas. O entalhamento é esvoaçante, conferindo movimentação à composição; está em pé sobre peanha azul com nuvens e cinco cabeças de anjos. Possui base de madeira azul-escura.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
34,7 cm
Lagura (cm)
14,8
Profundidade (cm)
13,5
Características estilísticas
Imagem com fatura “erudita”. O cabelo emoldura a face da Virgem Maria, dividindo-se em duas mechas sobre os ombros, seguido pelo véu com linhas entalhadas ondulantes e radiantes para trás; manto e túnica bem elaborados, com movimentos em sua barra, característico das imagens barrocas. Apresenta rica policromia com esgrafito, e punção.
Características técnicas
Escultura em madeira policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora. O braço direito estendido aponta para baixo, em um movimento que acolhe o fiel. A túnica, em tonalidades vermelhas, apresenta farto panejamento, abrindo-se em direção a sua base. O braço esquerdo flexionado e colado ao corpo sustenta um apanhado de tecido com predomínio do douramento. A figura se apresenta em contrapposto, posição que enseja movimento sobre cumulus azul, com pontilhismo dourado, relevado por volutas. Nessa base, aparecem cinco cabeças de querubins. Estas informações nos dão embasamento para a sua identificação iconográfica como Nossa Senhora.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base, com a inscrição do número de registro da peça. Também constam duas etiquetas branco-amareladas sobrepostas so número 369, sendo que o 3 foi escrito com uma caneta preta; e o 69, com um caneta azul. Há outra etiqueta com bordas vermelhas aparentes, contendo o número 84.81
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de identificação de arte sacra. Rio de Janeiro: Iphan, 2012.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) —Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.