Nossa Senhora, Imagem da Virgem Maria, provavelmente Séc. XVII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
76
Denominação
Título
Nossa Senhora
Autoria
Resumo descritivo
Escultura em marfim de figura feminina representa Nossa Senhora segurando o Menino Jesus. Tem cabelos à mostra, está em pé sobre globo, com lua e três querubins sobre base de mesmo material.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
17,5 cm
Lagura (cm)
5,7
Profundidade (cm)
5
Características estilísticas
Escultura cuja tipologia corresponde às “imagens de oratórios”, com fatura em marfim, apresentando como caracteres sino-portugueses os olhos amendoados, que a localizam em uma produção oriental de raiz erudita. O cabelo emoldura a face, sendo bem entalhado e com linhas radiantes descendentes nas mechas que levam posteriormente à parte onde o volume se estende pelas costas da imagem, em linhas levemente onduladas e concentradas com mechas que se sobressaem. Em seguida, dá espaço ao manto que também sugere movimento ondulante, sobrepondo-se à túnica. Na parte frontal, o manto se sobressai por baixo dos braços, e sustenta o Menino Jesus deitado, conferindo maior movimento ao panejamento e indicando uma inspiração Barroca. A imagem possui eixo central alinhando a cabeça aos pés. Não apresenta estofamento.
Características técnicas
Escultura em marfim.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora. A imagem se apresenta em contraposto, com movimento avançado levemente para a esquerda e a flexão do joelho sugerida sob o manto. O braço esquerdo alinhado ao tronco sustenta o repuxado do manto, de borda ornamentada, onde repousa os Menino Jesus. O peso visual do corpo está firmemente apoiado sobre a perna esquerda demonstrando naturalidade no movimento marcado ainda por uma expressão facial serena assinalada pela leve inclinação da cabeça. Na base, pelo lado direito da imagem, observa-se o apontamento de um quarto crescente. Na peanha de formato arredondado e regular, surgem as cabeças de três querubins arrematados por friso de folhas estilizadas. Esses dados nos direcionam para sua identificação iconográfica como Nossa Senhora do Rosário.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base, com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
origem e autoria desconhecidas. Provavelmente, é uma imagem do séc. XVII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de identificação de arte sacra. Rio de Janeiro: Iphan, 2012.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.