Cristo Crucificado sem Cruz, Imagem de Cristo, provavelmente Séc. XVII
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
24
Denominação
Título
Cristo Crucificado sem Cruz
Autoria
Resumo descritivo
Figura masculina representando Cristo crucificado; pés sobrepostos, com perizônio sobre a cintura, cobrindo-lhe a genitália. Não possui cruz.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
21 cm
Lagura (cm)
4,5
Profundidade (cm)
3,2
Características estilísticas
Possui ondulações do cabelo bem marcados na frente e na parte detrás da imagem. O perizônio tem detalhe nas bordas. Não tem cruz.
Características técnicas
Escultura em marfim.
Características iconográficas/ornamentais
Cristo crucificado, sem cruz. A crucificação de Cristo é uma imagem focal para o estudo da iconografia cristã, podendo ser utilizada como parâmetro para a investigação dos outros atores do teatro místico. Após a crucificação histórica de Jesus, esse ato foi difundido em seus primeiros séculos por símbolos que, com o recrudescimento das perseguições religiosas, se cristalizaram em uma imagem pictórica ou escultural em que se destacaram a cruz romana e o homem cravado aos travessões de madeira, representando Jesus em sua pena de morte. A peça apresenta perizônio (tecido que cobre a genitália do Cristo) com ornamentações nas bordas, lembrando os bordados. Aparentemente, essa veste é encaixada e pendurada numa representação de corda. A carnação é de um marfim bem amarelado.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda pintada no verso do perizônio da peça com a inscrição do número de registro.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Provavelmente é uma imagem do século XVII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
ANTUNES, Isis de Melo Molinari. Leitura iconográfica/imagem da crucificação de Cristo. In: 26° Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap). Campinas, 2017.
|COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória,1995, 42 f.
|______. Ambivalências do sagrado: o percurso dos objetos entre a devoção e a coleção. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
|______. Estudos sobre a talha: panejamento e cabelos da imaginária do acervo de arte sacra do Espírito Santo. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.