Sant’Ana Mestra, Imagem de santo
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Miniatura
Número de registro
155
Denominação
Título
Sant’Ana Mestra
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Sant’Ana Mestra. Está sentada sobre uma cadeira vermelha com detalhe amarelo na parte superior do móvel; tem cabelo coberto por uma espécie de touca em cor acinzentada. Usa vestimenta roxa em detalhes dourados, vermelhos e verdes, com borda vermelha seguida de douramento. Carrega Maria Menina ao colo, do lado esquerdo. A Menina veste roupa em tom verde-claro sobreposta por motivos florais verdes e vermelhos, e com bordas verdes seguidas de douramento. A mão esquerda de Maria Menina apoia um livro, e com a mão direita o toca, apontando para os sinais presentes nele. O livro também é apoiado pela mão esquerda de Sant’Ana Mestra. A base da peça é vermelha. A parte detrás da peça é chapada.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
20 cm
Lagura (cm)
10
Profundidade (cm)
12
Características estilísticas
Fatura escultórica simples e ingênua, típica da arte popular, que mostra uma solução estética fora dos cânones clássicos. Policromia simples e com pouca ornamentação.
Características técnicas
Escultura em terracota policromada.
Características iconográficas/ornamentais
O culto à Sant’Ana reproduz o sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher, ao mesmo tempo em que encarna outro culto à Antiguidade — a reverência aos antepassados e ao conhecimento que se transfere de geração em geração. Por isso, denominada “Mestra” ou “Guia”, Sant’Ana é sempre representada como uma mulher madura, serena, transmitindo seu conhecimento ou guiando a Virgem Maria pelas mãos, quando não a traz ao colo. O tipo iconográfico de Sant’Anna Mestra foi criado no séc. XIII ou antes, possivelmente na Inglaterra. O livro que Anna carrega é seu atributo essencial. Sant’Anna Mestra é representada sempre com o livro aberto às mãos ou sobre os joelhos. Se estiver em pé, a filha estará aos seus braços. Se estiver sentada — sua posição mais habitual —, Maria estará ao seu colo ou em pé ao seu lado. Apresenta pintura com algumas áreas douradas.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça. Constam resquícios de uma etiqueta branca, com uma parte de suas bordas vermelhas aparentes.
Dados históricos
origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
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|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
|SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi: Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.