Nossa Senhora da Conceição, Imagem de santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
98
Denominação
Título
Nossa Senhora da Conceição
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando N. Sra. da Conceição, de mãos postas, com panejamento verde-azulado, vermelho, azul, branco, com detalhes, sobre peanha com lua, nuvens e cabeças de três querubins, esmagando uma cobra de cor verde, na parte de baixo. Possui base oval na cor azul e perfuração na parte de baixo.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
29,5 cm
Lagura (cm)
11
Profundidade (cm)
10,5
Características estilísticas
A escultura veste túnica verde-azulada e manto com a face externa azul e a face interna vermelha. O cabelo está parcialmente coberto com véu. O estofamento não apresenta muitas técnicas de ornamentação, o que nos sugere que a peça tenha sido feita por um santeiro popular. Pelo seu pequeno porte, possivelmente era uma imagem de oratório.
Características técnicas
Escultura em terracota policromada.
Características iconográficas/ornamentais
N. Sra. da Conceição. Em 25 de março de 1646, na corte de Lisboa, com aprovação unânime dos Três Estados, Dom João IV leu a sua proclamação, dedicando o Reino de Portugal e suas 19 conquistas à N. Sra. da Conceição Imaculada, prometendo defender com sacrifício da própria vida, se fosse necessário, que a Virgem N. Sra. tinha sido concebida sem o pecado original. No séc. XVII, já existiam capelas e igrejas em devoção à N. Sra. por todo o Brasil, de norte a sul. A devoção a Maria foi a mais disseminada em toda a nossa terra. Os braços estão estendidos, dobrando-se nos cotovelos; tem as mãos postas na composição. Essa informação junto às meias-luas na peanha da imagem nos dá embasamento para a sua identificação iconográfica. Também há uma serpente na base da imagem. O estofamento é marcado pela presença de pintura a pincel. A carnação é levemente rosada.
Marcas/Inscrições/Legendas
Legenda embaixo da base com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
Origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995, 42 f.
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|COSTA, Rogério Vicente da. Estudo sobre a iconografia de Nossa Senhora da Conceição e inventário das invocações de Nossa Senhora de Ouro Preto — a importância da Virgem Maria no culto católico. 2009. Monografia – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto–MG, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.