Nossa Senhora da Conceição, Imagem de santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
100
Denominação
Título
Nossa Senhora da Conceição
Autoria
Resumo descritivo
Escultura de figura feminina representando Nossa Senhora da Conceição, de mãos postas, em pé, com panejamento dotado de flores, tanto na túnica quanto no manto. A imagem está configurada sobre globo com meias-luas, nuvens e três cabeças de querubins.
Data de produção
Local de produção
Classificação
Material/técnica
Altura (cm)
25 cm
Lagura (cm)
12,6
Profundidade (cm)
10
Características estilísticas
A escultura veste túnica azul-clara, com flores. Possui face externa do manto azul, com flores, e face interna vermelha. O cabelo está descoberto, visível pela modelagem precisa das madeixas. O estofamento é marcado pela presença da pintura a pincel. Pelo seu pequeno porte, possivelmente era uma imagem de oratório.
Características técnicas
Escultura em terracota policromada.
Características iconográficas/ornamentais
Nossa Senhora da Conceição. Em 1646, na corte de Lisboa, no dia 25 de março, com aprovação unânime dos Três Estados, Dom João IV leu a sua proclamação, dedicando o Reino de Portugal e suas 19 conquistas à Nossa Senhora da Conceição Imaculada, prometendo defender com o sacrifício da própria vida se necessário fosse, que a Virgem Nossa Senhora tinha sido concebida sem o pecado original. No século XVII, já existiam capelas e igrejas em devoção à Nossa Senhora por todo o Brasil, de norte a sul. A devoção a Maria foi a mais disseminada em toda a nossa terra. Os braços da escultura em análise estão estendidos, dobrando-se nos cotovelos, e os antebraços quase se encontram, configurando as mãos postas da imagem na composição. Essa informação junto às meias-luas na peanha da escultura nos dá embasamento para a sua identificação iconográfica. O estofamento é marcado pela presença de pintura a pincel com motivos florais. A carnação é esbranquiçada.
Marcas/Inscrições/Legendas
legenda pintada embaixo da base, com a inscrição do número de registro da peça.
Dados históricos
origem e autoria desconhecidas. Não tem datação.
Referências bibliográficas/arquivísticas
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória,1995, 42 f.
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|COSTA, Rogério Vicente da. Estudo sobre a iconografia de Nossa Senhora da Conceição e inventário das invocações de Nossa Senhora de Ouro Preto — a importância da Virgem Maria no culto católico. 2009. Monografia – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto–MG, 2009.
|ETZEL, Eduardo. Imagem sacra brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
|MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise tipológica dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de arte sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de bacharel em Artes Plásticas) — Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
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|ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo nas sociedades tradicionais (séculos XVII–XIX). Lisboa: Teorema, D. L. 1998.
Projeto
Acervo do projeto de Atualização do Inventário do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória no Espírito Santo.